Atualmente os modelos elétricos e híbridos têm tomado conta do mercado automobilístico, principalmente por conta da sustentabilidade, pois veículos dessa categoria produzem gases poluentes em pequena ou em nenhuma quantidade, sendo assim uma solução contra parte da poluição ao meio ambiente.
Assim como um carro de modelo padrão, é necessária a manutenção preventiva para um funcionamento eficaz, os principais pontos a se considerar na averiguação de peças do veículo elétrico e híbrido são a Bateria, Motor, Pneus, Suspensão, Sistema de arrefecimento e para-brisas.
Projetada para promover o funcionamento dos automóveis, a bateria, é um dos componentes com maior número de desgastes em longo prazo, além disso, é comum a perda da sua autonomia. Vale ressaltar que nem sempre é necessário substituir o material por completo, em alguns casos os problemas podem ser resolvidos com a troca de apenas um dos módulos.
Comparado aos motores de combustão interna, o motor elétrico demanda poucas peças para seu funcionamento, ou seja, necessita de menos ajustes e intervenções mecânicas. No caso dos Pneus, consta a verificação periódica da pressão da peça, porém trata-se de uma análise simples.
A verificação dos para-brisas é essencial para uma condução segura e livre de obstruções visuais, por isso é recomendável a inspeção periódica para substituição das palhetas quando apresentam algum desgaste. No caso do sistema de arrefecimento, é recomendada uma inspeção a cada seis meses, para assegurar um bom funcionamento.
Por conta do aumento de peso e dos componentes elétricos, as molas e os amortecedores acabam por se degradar, por isso é necessário uma manutenção minuciosa no sistema de suspensão do veículo, que garante o conforto e segurança aos motoristas e passageiros.
A manutenção preventiva e uma rotina de cuidados diários são fundamentais para assegurar um bom desempenho e funcionamento do veículo, além de garantir uma longa vida útil.