Os veículos equipados com turbo compressores, tem se tornado uma tendência no cenário atual, principalmente por melhorar o desempenho do automóvel, ao aumentar a quantidade de oxigênio disponível na câmara de combustão, ao forçar a entrada de ar no motor, assim o mesmo tem a capacidade de queimar mais combustíveis e produzir mais potência ao aumentar significativamente seu tamanho ou peso.
O uso de óleo com especificações corretas é crucial para um bom funcionamento e durabilidade dos motores, principalmente por operarem sob condições de maior pressão e temperatura.
Deve-se levar em conta alguns motivos para adquirir óleos de boa qualidade, como por exemplo, o óleo correto é formulado para suportar condições de altas temperaturas, que os turbos geram, sem perder a viscosidade.
Além disso, depósitos no turbocompressor ou no motor podem causar o superaquecimento, perda de eficiência e falhas mecânicas, e o material correto auxilia, ao manter a limpeza do motor e prevenir a formação de resíduos.
Outro ponto, o modelo turbo gira a velocidades extremas e o óleo específico desenvolve uma película protetora que reduz o atrito e minimiza o desgaste de componentes móveis, como eixo e rolamentos.
Ao escolher o óleo certo, verifique a recomendação do fabricante no manual do veículo, para entender qual se adéqua melhor, também procure certificados por órgãos como API, ACEA ou ILSAC, e realize um intervalo de trocas, a não ser que o motor seja projetado para óleos de longa duração.
Ao seguir os procedimentos, os veículos turbos podem trazer vantagens ao motorista como aumento de potência e torque, eficiência de combustível, redução de emissões e entre outros.
Confira mais informações como esta em nosso site.