Inteligência artificial passa a ser utilizada no campo automotivo
Os avanços tecnológicos e as melhorias no processo, produtos e serviços da organização o campo automotivo tem evoluído.
Principalmente com o uso da Inteligência Artificial, por exemplo, o chatbots que facilita a comunicação entre as revendedoras multimarcas e os clientes, além de auxiliar no gerenciamento da loja, otimizando o processo de financiamento e assim melhorando a gestão de negócios, facilitando o trabalho do vendedor e melhorando o atendimento ao cliente.
O uso dessa tecnologia também esta presente na automação de nível avançado, como o sistema de estacionamento automático e o piloto automático, que dependem de algoritmos de IA para seu funcionamento, interpretando sinais de trânsito, mudança de direção do veículo e reconhecimento de obstáculos. Possibilitando que os automóveis interpretem todos os dados em tempo real por meio de câmeras, sensores e radares.
A Inteligência Artificial também pode ser usada a fim de analisar dados de sistemas e sensores de diagnósticos de um veículo para evitar problemas mecânicos futuros. Auxiliando o motorista a realizar manutenção preventiva.
Porém mesmo que trate de um avanço positivo também não esta isenta a riscos, como falhas técnicas, erros de software, mau funcionamento dos sensores ou problemas de conectividade. E também os carros autônomos estão mais sujeitos a ataques cibernéticos de hackers, podendo acessar o sistema do veiculo e controlá-lo remotamente, comprometendo sua segurança. Por conta disso e de demais motivos os algoritmos devem ser programados para tomar decisões éticas em situações de riscos.